Inclinação para uma vida contemplativa: 1 misticismo, asceticismo. Concentração no que é divino: 2 contemplação, beatitude, mística.
Significado de Ascetismo substantivo masculino Abstenção de prazeres carnais e do conforto material, de quem busca alcançar a perfeição moral e espiritual. ... Preceito moral ou comportamento de quem busca a perfeição espiritual, através dessa prática, da disciplina e do autocontrole.
Significado de Ascético Que tende a ser rígido, austero, sisudo; que não se deixa corromper; incorruptível. Que se dedica ao aperfeiçoamento espiritual; místico. [Por Extensão] Pode se referir à vida austera dos monges no interior dos mosteiros ou às práticas de flagelações, dietas e/ou jejuns frequentes.
A própria palavra "ascetismo" deriva do grego askesis, que significa prática ou treinamento. Assim, com paciência e almejando um alto intelecto e espírito, os praticantes renunciam os desejos carnais, purificam a matéria e, consequentemente, a alma. Isto ocorria na Grécia antiga, mas não com o sentido espiritual.
O ascetismo intramundano está intimamente ligado à noção de predestinação. O asceta tinha consciência de que a sua forma de ação provinha de uma salvação religiosa expressa e pessoalmente concedida por Deus. ... Daí que o asceta no mundo se tornou "o homem de uma profissão".
Weber ainda propôs outras definições para o ascetismo: o ascetismo intramundano e o ascetismo extramundano, que consistem na aceitação da religiosidade racional, utilizando práticas seculares e vivenciando a ideia de que as coisas de Deus são o oposto das coisas do mundo, embora sejam paralelas.
Hedonismo consiste em uma doutrina moral em que a busca pelo prazer é o único propósito da vida. A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa "prazeroso", já que hedon significa prazer. ... Esta doutrina moral teve a sua origem nos cirenaicos (fundada por Aristipo de Cirene), epicuristas antigos.
Portanto, o ideal ascético consiste em um meio para que se chegue a essa outra existência.
Na Índia antiga, havia uma tendência a abandonar o mundo convencional e entrar no ascetismo, ou seja, uma vida de exclusão e renúncia, chamada tyaga ou sannyasa. Este movimento começou nos tempos das Upanixades, refletindo um ideal, e acabou se tornando um problema social.