A cota de arrasamento é o nível em que o topo da estaca ou do tubulão deve ser deixada, removendo o excesso ou então completando-o, se for o caso. Ela deve ser definida de modo a deixar que a estaca e a armadura penetrem no bloco com um comprimento que possa garantir a transferência de esforços do bloco à estaca.
De acordo com a NBR 6122:2010 (Projeto e execução de fundações), cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso.
Uma das principais causas de patologias em fundação, que muitas vezes não recebe o tratamento adequado, é a forma com que se dá o preparo da cabeça das estacas para posterior ligação com o bloco de coroamento. É por isso, que o processo de arrasamento de estaca se torna tão importante.
A distribuição é feita através do apoio da base do elemento de fundação sobre a camada do solo. ... As RASAS distribuem a carga da edificação para o terreno através do apoio da base da fundação em uma camada de solo com até 2 metros de profundidade ou quando o elemento de fundação tem sua largura maior que a cota de apoio.
Denomina-se lastro a camada de concreto "magro" (sem armadura) que se emprega sobre o terreno, normalmente no subsolo ou primeiro pavimento das edificações, preenchendo os espaços entre as cintas ou os baldrames.
EQUIPAMENTOS PARA CORTE DE ESTACAS O corte adequado do concreto que sobra além da cota de arrasamento deve garantir uma cabeça de estaca plana e regular. O diâmetro da estaca e o tipo de concreto que a compõe são determinantes na definição da estratégia de preparo.
A cota de apoio de uma fundação deve ser tal que assegure que a capacidade de suporte do solo de apoio não seja influenciada pelas sazionalidades do clima ou alterações de umidade.
Uma das etapas mais importantes para a realização de qualquer obra é o arrasamento de estacas. Esta ação consiste em preparar a "cabeça" das estacas e assim garantir sua perfeita ligação com os elementos estruturais.
A estaca franki (que suporta cargas entre 5 KN) é indicada para quando a camada resistente é localizada em profundidades que sejam variáveis, e no caso de terrenos que possuam pedregulhos ou matacões pequenos e relativamente dispersos.