O conceito de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) é definido como a capacidade de executar atividades físicas com energia e vigor sem excesso de fadiga, e também com demonstração de qualidades e capacidades físicas que conduzem ao menor risco de desenvolvimento de doenças hipocinéticas [3,4].
Aptidão física é a capacidade que uma pessoa possui de praticar atividades físicas em segurança, evitando o risco de sofrer problemas de saúde ou lesões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aptidão física é a capacidade de realização de atividade física ou muscular de maneira satisfatória.
A aptidão física relacionada à saúde refere-se à condição física nas capacidades que estão profundamente relacionadas principalmente à qualidade de vida das pessoas sendo a flexibilidade, a resistência aeróbia, a força e composição corporal.
Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada a desempenho desportiva. ... E a segunda refere-se à aptidão para o desempenho em atividades desportivas que associam, além das capacidades acima citadas, a agilidade, velocidade, equilíbrio postural e coordenação motora.
Abordaremos neste artigo os cinco componentes da aptidão física relacionados à saúde, que são eles: força muscular, resistência muscular, resistência cárdio-respiratória, flexibilidade e composição corporal; mostrando seus conceitos, classificações, fatores influenciadores e sua importância para a saúde.
Existem duas abordagens, uma é a aptidão física relacionada à saúde e a outra é a relacionada performance desportiva; ou é a capacidade geral que um indivíduo tem de responder a uma multiplicidade de exigências e situações!
Aptidão física refere-se a um conjunto de atributos que decorrem da interação do património genético com os hábitos de exercício. Melhores indicadores de aptidão física resultam no aumento do desempenho físico e, de forma conjugada ou independente, na preservação e melhoria da saúde em todo o ciclo de vida.
Em outras palavras, sabe-se que fatores sócio-demográficos, biológicos, psicológicos e ambientais são determinantes na prática de atividades físicas, em algumas situações sendo facilitadores do comportamento ativo, outras sendo percebidos como barreiras para a prática de AF por representarem itens que o indivíduo ...