Procedimento utilizado pela escola que permite ao aluno avanços sucessivos e sem interrupções, nas séries, ciclos ou fases. ... A progressão continuada, apesar de ser considerada uma idéia avançada, é alvo de polêmica por alguns considerarem que ela configura a "aprovação automática" dos alunos.
Implantação. O sistema de progressão continuada foi implantado inicialmente na França em 1989, com o objetivo de reduzir o número de alunos reprovados e melhorar a qualidade do ensino. No Brasil, já existia iniciativas de implementar o sistema de progressão automática em 1920.
Progressão continuada, ao contrário, é um alargamento do conceito de período escolar, pois prevê, em vez de anos, ciclos. E aí é possível falar em ciclo letivo, com mais do que os 200 dias previsto na lei, e também em ciclo de aprendizagem do aluno - e esse pode ser de dois ou três meses, um semestre, um ou mais anos.
Após seis meses de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, no início do mês, a junção dos anos letivos de 2020 e 2021, flexibilizando a aprovação escolar, especialmente nos anos finais de ciclo do Ensino Fundamental (5º e 9º ano).
DIFERENÇA ENTRE CICLO E SÉRIE – é a concepção do conhecimento, ensino, aprendizado, currículo. Na série existe a reprovação. - mesmo conteúdo do sistema seriado, só que organizado em ciclos de estudo, onde cada aluno tem um tempo maior para se apoderar das aptidões específicas do mesmo.
O Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo aprovou nesta quarta-feira a progressão automática para todos os estudantes que tiverem feito alguma atividade escolar. Vale para todas as séries. A decisão vai agora a sansão do Secretário da Educação do Estado.
Paulo Freire Na cidade de São Paulo, a progressão foi implantada em 92 pelo educador Paulo Freire (1921-97), quando era secretário de Educação, na gestão de Luiza Erundina.