Aposto é um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos da oração por vírgula, dois-pontos ou travessão. Por Exemplo: Ontem, segunda-feira, passei o dia com dor de cabeça.
Significado de Aposto Forma derivada do verbo apor. adjetivo Que se apôs; que se juntou ou foi acrescentado a; justaposto: comentário aposto ao texto.
Preparado ou pronto para algo; cada um no seu lugar (ex.: já está tudo a postos?). A força militar mais próxima do inimigo. O lugar onde a sentinela está colocada e além do qual não lhe é permitido passar. Emprego.
As duas formas apostos e a postos estão corretas, contudo seus significados são diferentes. Ou seja, ambas as expressões são válidas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Apostos é o plural de aposto – significa (como adjetivo) encostado; junto a outro; alinhado.
Aposto especificativo Serve para especificar ou individualizar um termo de sentido genérico. Geralmente é um nome próprio (pessoa ou lugar) e não aparece entre vírgulas. Exemplos: -Visitei a cidade de São Paulo.
Aposto Resumitivo (Recapitulativo) Resume em um substantivo ou pronome substantivo os termos citados anteriormente. Exemplos: Comprei bolsas, sapatos e roupas, tudo em promoção. Biscoito, ovo, tigela, farinha de trigo, tudo caiu no chão.
Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas.
O carimbo é aposto na primeira página disponível do documento de viagem onde não figurem menções ou carimbos.
Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. ... Obs.: o vocativo pode vir antecedido por interjeições de apelo, tais como ó, olá, eh!, etc. Por Exemplo: Ó Cristo, iluminai-me em minhas decisões.
Frequentemente confundidos, é importante identificar a diferença entre o aposto e o vocativo: o aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração e o vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. Aposto: Aquela menina, a Helena, ainda não almoçou. Vocativo: Helena, venha almoçar!