Aplicação automática ocorre quando o dinheiro presente na conta corrente do cliente, ou parte dele, é direcionado para algum tipo de investimento do banco. Isso pode acontecer por opção do correntista, mas alguns bancos também o fazem sem notificação prévia.
O dinheiro está disponível antecipadamente para resgate seja qual for o prazo de vencimento da aplicação e tem prazo de até 1800 dias e opção de resgate a partir de D+2. No CDB Caixa Progressivo PF e PJ, a rentabilidade é atrelada a um percentual da taxa CDI, que permite resgate antecipado.
Opções de investimento
Até 180 dias: 22,50% dos rendimentos. De 1 dias: 20% dos rendimentos. De 3 dias: 17,50% dos rendimentos. Acima de 720 dias: 15% dos rendimentos.
Conforme informamos no artigo, para solicitar o resgate, você pode utilizar um ambiente físico, como agência Caixa e terminal de autoatendimento, ou virtual, como o internet banking (site) ou aplicativo Caixa. O dinheiro volta a ficar disponível na conta corrente e, após a operação, é emitido um comprovante.
Assim, o tempo para resgate de aplicações em fundos é a soma do prazo de cotização e de liquidação. Ou seja, o tempo necessário para que as cotas do fundo sejam transformadas em dinheiro, mais o tempo para que o valor seja depositado na conta corrente do cotista.
Para consultar o Extrato Mensal de Fundos de Investimento da CAIXA, passe o mouse sobre o menu "Investimentos" e clique no item "Extrato Mensal". Clique aqui para ir para a próxima tela, ou na setinha acima da tela.
Quero investir
Há opções de investimentos de curto prazo para quem planeja um resgate em até dois anos. Podemos citar como exemplo a poupança, os Certificados de Depósito Bancário (CDB) com liquidez diária e Fundos de Renda Fixa atrelados ao CDI, entre outros. A poupança é o principal exemplo de investimento de curto prazo.