Antropologia é a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento; o seu interesse está no homem como um todo. O ser biológico e o ser cultural, preocupando-se em revelar os fatos da natureza e da cultura.
A antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano de forma holística. O termo é de origem grega e é a junção de anthropos ("homem" ou "humano") e de logos ("conhecimento").
Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. ... Para o antropólogo Claude Lévi-Strauss (1970:377) a etnografia corresponde "aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição, trabalho de campo".
A Antropologia no Brasil tornou-se um campo científico autônomo no século XX, especialmente, depois dos anos 1950. Desde este período, pode-se dizer que a Antropologia brasileira teve como preocupação as questões ligadas à alteridade. Com relação aos temas tratados pela.
O objetivo da Antropologia é buscar um entendimento amplo, comparativo e crítico dos seres humanos, seus conhecimentos e formas de ser. ... Tem seu foco de interesse voltado para o conhecimento do comportamento cultural humano, adquirido por aprendizado social.
A ciência se dedica ao estudo do ser humano em todos os seus aspectos. O que é antropologia? ... Isso quer dizer que esta ciência se dedica a estudar as diversas particularidades da vida social, as diferentes culturas e também as formas de construir uma sociedade.
A ANTROPOLOGIA é a ciência que estuda os diversos aspectos da vida social em diferentes culturas ou sociedades humanas. ... A pesquisa acadêmica é o principal campo de atuação do antropólogo.
O método antropológico consiste, basicamente, na prática da etnografia (descrição do trabalho de campo) e etnologia (síntese dos conteúdos descritos em campo). Deste modo, por meio da análise crítica, é possível interpretar os fenômenos descritos.