Os antônimos correspondem a relação de duas palavras ou mais que apresentam significados opostos. O termo originado do grego se refere a junção das palavras "anti", que quer dizer contrário e "onymia" diz respeito a nome.
Sinônimos Perfeitos: são as palavras que compartilham significados idênticos, por exemplo: léxico e vocabulário; morrer e falecer; após e depois. Sinônimos Imperfeitos: são as palavras que compartilham significados semelhantes e não idênticos, por exemplo: feliz e alegre; cidade e município; córrego e riacho.
Qual o significado da palavra antônimo?
Antônimo é um substantivo masculino ou adjetivo que descreve uma palavra que tem um significado oposto em relação a outra palavra. Por exemplo: caro é antônimo de barato. O antônimo é o contrário de sinônimo. Relativamente à etimologia, a palavra antônimo tem origem no grego, com a junção de anti (que indica algo contrário ou oposto) ...
Qual o significado de palavras antônimas?
Leia mais sobre o significado de sinônimo. Os antônimos são expressões ou palavras que têm o significado oposto quando comparadas a outra. Nesse caso, se forem substituídos, causam alteração no sentido inicial, expressando uma ideia contrária à anterior. Veja como a substituição de palavras antônimas modifica o sentido de uma frase:
Qual a origem dos antônimos?
A palavra " antônimo " vem do grego "anti", que significa "oposto" e "onymia", que significa "nome", conferindo a uma palavra o significado oposto a outra. Os antônimos geralmente são empregados nas frases para demonstrar conhecimento ou para chamar a atenção de quem a lê ou a ouve.
Qual a diferença entre sinônimos e antônimos?
Sinônimo é uma palavra que possui o significado semelhante a outra e antônimo é uma palavra que tem significado contrário a outra. A diferença entre sinônimos e antônimos é o significado das palavras ao serem comparadas: nos sinônimos eles são aproximados e nos antônimos são opostos. Vamos saber um pouco mais sobre cada um deles: