Anormalidades das células epiteliais Isso significa que as células que revestem o colo do útero ou a vagina apresentam alterações que podem ser câncer ou pré-câncer.
Células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US) é uma categoria bastante subjetiva, que abrange alterações morfológicas, as quais, qualitativamente ou quantitativamente, são insuficientes para definir uma lesão intraepitelial escamosa.
Se as células cervicais permanecem infectadas pelo HPV, o vírus pode fazer com que as células mudem e se tornem cancerosas. Às possíveis alterações celulares pré-cancerosas observadas num exame de Papanicolaou são chamadas ASC (células escamosas atípicas) e SIL (lesões intraepiteliais).
O resultado desse exame pode ser: negativo para doença maligna ou positivo para anormalidade de células epiteliais (tecido que recobre o colo uterino). Quando o resultado é positivo para alguma anormalidade, o seguimento depende da alteração encontrada nas células.
ASCUS são alterações que ocorrem nas células escamosas, células do tecido que recobre o colo uterino e que são analisadas quando se colhe citologia para o rastreamento do câncer de colo.
Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).
As células escamosas intermediárias têm tamanho semelhante às células escamosas superficiais, com núcleos vesiculares centrais ligeiramente maiores que as superficiais, com um padrão de cromatina fino e uniforme, citoplasma cianofílico / eosinofílico transparente e abundante.