Animação refere-se ao processo, segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente, fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado.
A palavra animação vem do latim "anima" e significa "alma" ou "sopro de vida". Portanto, podemos entender essa arte como o ato de "dar vida" a objetos estáticos e inanimados através de diferentes métodos.
Na forma tradicional, equipes de artistas criam a animação por meio de desenhos feitos um a um. ... O desenhista decompõe os movimentos e faz desenhos para cada etapa de cada gesto. Depois disso, os cinegrafistas usam uma câmera especial para tirar fotos de cada desenho com o seu respectivo cenário.
Evidenciando uma constante, o desenvolvimento da animação começa a instigar cientistas a partir de 1645, ano em que Athanasius Kircher expôs ao público a lanterna mágica.
A animação tradicional (também conhecida como animação por célula, animação clássica ou animação desenhada à mão) é a mais velha e historicamente a mais popular forma de animação. Em um desenho animado de forma tradicional, cada quadro é desenhado à mão.
Hoje, as animações são cada vez mais sofisticadas, graças à tecnologia digital, mas o processo original consiste na elaboração individual de cada fotograma – cada uma das representações gravadas por meio de reações químicas no celulóide do cinematógrafo – de uma película.
O primeiro desenho animado foi do Francês Émile Reynaud, que criou o praxynoscópio, sistema de animação de 12 imagens, e filmes de aproximadamente 5 imagens, projetado no seu próprio théatre optique (parecido com projetor de filme), no Musée Grévin em Paris, França, em 28 de Outubro de 1892.
No cinema : para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Arte tradicional é a arte que é parte de uma cultura de certo grupo de pessoas, com habilidades e conhecimentos passados através de gerações, de mestres a aprendizes.
Uma imagem é apresentada no écran (monitor no Brasil) do computador e de seguida é rapidamente substituída por uma nova imagem, semelhante à anterior mas ligeiramente modificada. Esta técnica é idêntica ao modo como a ilusão de movimento é conseguida com a televisão e os filmes.