O bloqueio do plexo braquial é uma forma de anestesia regional que está indicada para todos os procedimentos cirúr- gicos ou ortopédicos, cruentos ou não, sobre o membro supe- rior bem como com finalidade diagnóstica ou terapêutica.
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: O bloqueio de plexo braquial é técnica anestésica utilizada para procedimentos em membros superiores. O plexo braquial é território potencial para absorção de anestésicos locais.
Um procedimento usado pela medicina para auxiliar nesses casos recebe o nome de bloqueio anestésico. É uma injeção de medicação, normalmente uma anestesia ou um anti-inflamatório, que interrompe os impulsos sensoriais de uma região específica do corpo, diminuindo ou até eliminando a dor.
A anestesia para cirurgia no rádio (fratura) é usualmente bloqueio de plexo braquial associado a sedação. O tempo para recuperar a sensibilidade e movimento no membro vai de 6 a 24 horas, dependendo do volume de anestésico injetado, tipo de medicamento utilizado, entre outros fatores.
O procedimento é seguro. O dermatologista costuma apenas fazer bloqueio de nervos periféricos para fazer cirurgias nas mãos, pés e face. O bloqueio é feito através da aplicação de anestésicos e é transitório,ou seja,dura mais ou menos 1 hora, tempo, geralmente, necessário para fazer o procedimento.
A anestesia local é habitualmente feita com a injeção de lidocaína na pele e nos tecidos subcutâneos. Ela serve para bloquear a dor em uma variedade de procedimentos médicos, como biópsias, punções de veias profundas, suturas da pele, punção lombar, punção de líquido ascítico ou de derrame pleural, etc.
Este nervo inerva o compartimento anterior do braço e continua seu trajeto quando torna-se o nervo cutâneo lateral do antebraço, agora com funções sensitivas, passando pela face anterior do cotovelo e inerva uma boa parte da pele do antebraço.
Bloqueio intercostal É introduzida uma agulha em direção à borda inferior do arco costal superior. Lembre-se de aspirar antes de infiltrar, descartando punção vascular. Por fim, são injetados de 3 a 5 ml de anestésico local.
Os riscos da anestesia peridural são muito raros, no entanto, podem ocorrer queda da pressão arterial, calafrios, tremores, náuseas, vômitos, febre, infecção, dano no nervo próximo do local ou sangramento epidural.
O objetivo da anestesia é viabilizar a realização de procedimentos cirúrgicos ou diagnósticos reduzindo ou eliminando a dor, consciência, mobilidade e respostas indesejadas do organismo durante o procedimento.