ANAVAN (en avant) – Avante, caminhar balançando os braços. RETURNÊ (returner) – Voltar aos seus lugares.
Origem francesa, voltar todos a seus lugares, na dança da quadrilha. Anarriê (an arrière - para trás), muito usada nas quadrilhas, festas juninas.
Anarriê, alavantú, balancê de damas e tantos outros termos agitados pelo puxador da quadrilha deixam a festa de São João, comemorada em todo o Brasil nesta quinta (24), ainda mais completa. ... O 'changê de damas' nada mais é do que a troca de damas na dança, do francês 'changer'.
Fogueira, bebidas quentes, comidas deliciosas, música, dança e muita animação, esses são os ingredientes básicos para um bom arraiá. Claro que para ficar completo tem que ter quadrilha, de preferência daquelas bem grandes com vários casais além dos tradicionais noivos.
"Alavantu" é "en avant tous", que quer dizer "todos à frente" e "anarriê" quer dizer "en arrière" , "para trás", em francês.
Principais características da quadrilha
OLHA O GRANDE PASSEIO: começam a formar a roda as damas para o lado de dentro. 10. DAMAS AO CENTRO: as damas formam a roda e giram e os cavalheiros também. 11.
A palavra Anarriê possui origem francesa an arrière, e significa voltar todos a seus lugares durante a dança da quadrilha em festas juninas. A palavra Alavantú também é de origem francesa En Avant, Tout, e significa todos vão pra frente. O balancê é um passo de quadrilha em que o corpo balanceia de um pé para o outro.
Passos de quadrilha junina para ensaiar com as crianças: