As ondas do tipo AM (amplitude modulada) possuem amplitude (altura da onda) variável enquanto se propagam. Já as ondas FM (frequência modulada) propagam-se pelo espaço alterando seu valor de frequência.
FM é a sigla de Frequency Modulation que em português significa "Modulação em Frequência" e se refere à transmissão de ondas com variação da frequência, proporcionando boa qualidade de som.
Quanto ao alcance, a faixa AM funciona entre 5 Quilohertz, operando em amplitude modulada. Ela apresenta uma resposta de frequência inferior a FM, porém, um alcance maior. Já a FM encontra-se entre Megahertz.
Tipos de modulação em amplitude com banda lateral dupla (DSB ou Double SideBand): a) AM (Amplitude Modulation) = modulação em amplitude, padrão. b) DSB-SC (Double SideBand Supressed Carrier) = modulação DSB com supressão de portadora.
Amplitude modulada (AM) e frequência modulada (FM) são dois entre os tipos possíveis de modulação. ... No caso de AM, a mistura (modulação) significa alterar a amplitude da onda portadora no tempo, de acordo com o sinal original.
Em FM uma onda portadora tem sua frequência modulada por uma onda moduladora. Quando a frequência da moduladora é baixa, o efeito é de uma variação da frequência portadora conhecida como vibrato. ... Um parâmetro importante em FM é a relação Fm/Fc, conhecida como razão de harmonicidade.
A modulação em frequência (FM) transmite a informação através da variação da frequência instantânea da portadora. Como vimos, na modulação AM a frequência era mantida fixa e a amplitude variava conforme o sinal a ser enviado, já na modulação FM a amplitude é mantida fixa e a frequência é alterada.
Está em oposição com a modulação em amplitude, na qual a amplitude da portadora varia enquanto a frequência permanece constante. ...