Esses atos de acolhimento podem estar em diferentes exemplos, como a acolhida a refugiados em seu próprio país ou o respeito a outras religiões que não a própria. Exemplo maior ainda é o ato cotidiano de não julgar o outro pelo seu modo de viver.
Significado de alteridade [Filosofia]. Caráter diferente, metafisicamente."|1| A palavra alteridade advém do vocábulo latino alteritas, que significa ser o outro, portanto, designa o exercício de colocar- Page 2 se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva.
Segundo o Dicionário de psicologia, alteridade é o "conceito que o indivíduo tem segundo o qual os outros seres são distintos dele. ... Enquanto o ego é a instância individual, a alteridade leva-nos ao reconhecimento do coletivo. Nesse sentido, é a alteridade que pode garantir a coesão social, por exemplo.
A alteridade expressa e determina a qualidade, estado ou características do outro, ou seja, aquilo que é diferente daquilo que vivemos. A relação entre o eu e o outro é definida então pelo conceito de alteridade. No conceito antropológico o eu só pode ser entendido a partir da interação com o outro.
O binómio Identidade/Alteridade está sempre presente na sociedade em que vivemos e tem essencialmente a ver com a relação "Eu e o Outro". Identidade é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos de um indivíduo, podendo falar-se de uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal.
A alteridade é um dos efeitos jurídicos dos quais decorre a relação de emprego. Esse feito determina a assunção dos riscos, pelo empregador, decorrentes do estabelecimento, do contrato de trabalho, da sua execução e da própria empresa. O empregador deve assumir todos esses ônus.
Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia. Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro.