Alterações visuais podem indicar problemas em outras áreas do corpo. Para diagnóstico precoce de doenças oculares graves e tratamento adequado de problemas como miopia, presbiopia e síndrome do olho seco, é recomendada visita anual ao oftalmologista.
Ainda não se conhece a causa exata da doença. Possivelmente, as alterações na superfície da córnea sejam resultado de inúmeros fatores que contribuem para a perda de elementos estruturais dessa membrana e vão desde o decréscimo no aporte de colágeno até o ato de esfregar ou coçar os olhos com frequência.
Neuropatias cranianas oculares (paralisia do III nervo craniano, com e sem comprometimento pupilar) Distúrbios com disfunção da motilidade ocular (síndrome de Tolosa-Hunt, pseudotumor orbital e oftalmoplegia internuclear) Defeitos do campo visual (hemianopias) Certas desordens da retina (retinite pigmentosa)
O astigmatismo ocorre quando a córnea, parte anterior transparente dos olhos, apresenta uma alteração da sua curvatura, fazendo com que a luz que chega ao olhos não consiga ser focalizada adequadamente na retina, o que impede o nosso cérebro de criar imagens nítidas.
Além da dor de cabeça, dor ocular e retro-ocular, outros sintomas podem sugerir a presença de alterações neurológicas, como baixa visão, diminuição dos campos visuais, alteração do tamanho da pupila, visão dupla, estrabismo, queda da pálpebra, sensação de blecaute, fotofobia, balanço no olhar (nistagmo) ou ainda ...
ASTIGMATISMO – Acontece geralmente por uma irregularidade da curvatura da córnea. E o efeito é a distorção da imagem, já que os raios de luz não chegam ao mesmo ponto da retina. PRESBIOPIA – É a tal da "vista cansada", que normalmente ocorre a partir dos 40 anos e cujo sintoma é a dificuldade de focar objetos próximos.
O Ceratocone é uma doença dos olhos que atinge diretamente a córnea. Com isso, essa estrutura fica curvada para fora do olho, semelhante a um "cone". A principal causa é o hábito de coçar os olhos e os sintomas variam de acordo com o grau da doença.
Ceratocone é uma enfermidade geneticamente definida, não inflamatória que provoca afinamento e deformidade da córnea. Estas alterações contribuem lenta e gradativamente, para deterioração da visão . Pacientes que apresentam o problema têm a córnea abaulada, formando uma saliência com o formato parecido com um cone.
Quais são as principais doenças oculares?