Alanina aminotransferase (ALT) é uma enzima hepato-específica em cães e gatos. Encontra-se no espaço intracelular de hepatócitos, assim qualquer dano à membrana celular dessas estruturas acarreta em liberação desta enzima que se dirige para a circulação sanguínea, resultando na alteração dos níveis séricos da ALT.
A alanina aminotransferase (ALT) é uma enzima de extravasamento que está livre no citoplasma dos hepatócitos, esta enzima é essencialmente hepato-específica para cães e gatos. O aumento da atividade sérica dessa enzima indica uma lesão celular liberando-a para a circulação.
A ALT tem por função catalisar especificamente a transferência do grupo amina da alanina para o cetoglutarato, formando glutamato e piruvato (Figura 1). A ALT tem localização citoplasmática, está presente em alta concentração no fígado e menor concentração do rim e músculos.
A ALT está presente em altas concentrações no fígado e muito baixa em outros órgãos, tendo assim maior especificidade para indicar injúria hepática (principalmente quando há elevação conjunta da AST). Causas extra-hepáticas de aumento de aminotransferases incluem a doença celíaca, doenças da tireoide, dentre outras.
O extravasamento celular de enzimas para o sangue é provocado por lesão das células, já que estas enzimas estão presentes no citosol, em organelas ou em ambos. Portanto, essas enzimas saem das células quando há lesão de membrana celular e, em alguns casos, de organelas.
A ALT também chamada de glutamato-piruvato transaminase (GPT) e a AST também conhecida como glutamato-oxaloacetato transaminase (GOT) são importantes no diagnóstico de lesões hepáticas e cardíacas provocadas por infarto do miocárdio, drogas tóxicas ou infecções, já que após esses eventos várias enzimas, incluindo as ...
O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase). Já o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.