A transferência de ações para integralizar o capital social de uma pessoa jurídica diversa (um terceiro) configura alienação de ação. Saiba nesse artigo a classificação doutrinária e caracterização tributária imposta. Quem transfere ações não cede direitos como ocorre em uma cessão de quotas, mas sim as próprias ações.
indicação de qualquer acordo ou contrato regulando o exercício do direito de voto ou a compra e venda de valores mobiliários de emissão da companhia.
Esclarece o dispositivo que a alienação de controle não se limita à transferência de ações do bloco de controle da própria companhia objeto, mas pode também ocorrer via transferência de outros valores mobiliários ou direitos que venham a se converter em ações ("ações em potência"). ... 254-A deve ter por objeto o controle.
Diz-se que ocorre a Incorporação de Ações quando uma pessoa jurídica (ou mesmo pessoas físicas) subscreve capital social de outra pessoa jurídica (existente ou em processo de criação) com o compromisso, firmemente declarado, de integralizar o valor subscrito mediante conferência de participações societárias (não ...
Tag along é um mecanismo que visa proteger o pequeno investidor em negociações nas quais há uma mudança no controle acionário de uma companhia negociada na Bolsa de Valores. Esse assunto demanda uma atenção especial dos acionistas minoritários — como você, que compra e vende ações na Bolsa de Valores.
Vendas de ações no valor de até 20.000 reais em um mesmo mês não são tributadas. Nesse caso, você deve subtrair o custo de aquisição do valor obtido com a venda e informar esse lucro na ficha de "Rendimentos isentos e não tributáveis", na linha 18 — "Ganhos líquidos em operações no mercado à vista de ações".
2o A Oferta Pública de Aquisição de ações de companhia aberta (OPA) pode ser de uma das seguintes modalidades: Page 2 INSTRUÇÃO CVM No 361, DE 5 DE MARÇO DE 2002. 2 I – OPA para cancelamento de registro: é a OPA obrigatória, realizada como condição do cancelamento do registro para negociação de ações nos mercados ...
Além da modalidade, as OPA's podem ser classificadas em obrigatórias ou voluntárias. As três primeiras são modalidades obrigatórias de OPA, determinadas por Lei. Já a última é uma OPA voluntária, feita aos acionistas com direito a voto com o objetivo de adquirir o controle da companhia.
A prova de integralização é feita através dos comprovantes de origem e destino dos recursos. Ex: extrato da c/c dos sócios demonstrando o depósito para a c/c da empresa, bem como o extrato da c/c da empresa comprovando a entrada dos mesmos.