Alpha, bravo, charlie: conheça a origem do alfabeto fonético e como ele é usado na aviação. Bravo, Tango, Charlie! ... Elas fazem parte do Alfabeto Fonético, desenvolvido pela Organização do Tratado do Atlântico Norte, e adotado em todo o mundo na comunicar de militares e civis, principalmente na aviação.
Quando um soldado do exército americano sai do seu posto sem uma dispensa, essa é a expressão usada para se referir a ele. No entanto, tal abreviação é muito usada para falar de pessoas que não dão as caras em algum lugar, ou que não mandam notícias.
Seu nome tem origem no Alfabeto Fonético da OTAN, um código amplamente utilizado em comunicações, favorecendo o entendimento quando da existência de ruídos nas transmissões. O acrônimo COT, de Comando de Operações Táticas, é representado da seguinte forma: C (Charlie), O (Oscar) e T (Tango).
Alfabeto Fonético Internacional é um sistema de símbolos que foram concebidos pela Associação Fonética Internacional com o intuito de facilitar a compreensão de palavras nos diversos idiomas, buscando a representação padronizada dos sons de cada idioma.
É um código internacional por meio do qual se pode conhecer a pronúncia correta das palavras em qualquer idioma. Criado por professores americanos e franceses em 1888, ele tem 107 letras e dezenas de símbolos que indicam o modo como uma sílaba deve ser pronunciada, se aberta ou fechada, por exemplo.
No Brasil se diz: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e negativo para representar o Zero. Tais codificações são utilizadas para não confundir as letras, como por exemplo D, B, P que devido a qualidade da comunicação em radio ser baixa pode ocorrer erros na transmissão e recepção.
"Alpha 2" também significa amante. E, abre o olho amigo, se sua namorada policial tiver no celular, o indicativo "sobreaviso" isso também significa amante.
Letra que possui o símbolo designado "Zulu" no Código Internacional de Sinais, que estabelece a representação desta por uma bandeira dividida em quatro triângulos, de cores preta, amarela, azul e vermelha.