O alaúde é um instrumento musical da família dos cordofones. ... A origem das palavras alaúde e oud possivelmente remontam da palavra árabe al'ud, "a madeira". Alguns investigadores sugerem também que seja uma simplificação da palavra persa rud, que significa corda, instrumento de cordas ou alaúde.
O alaúde é formado por uma caixa de madeira em forma de meia pêra, com as costas abauladas. No tampo de seu corpo há uma abertura circular rendilhada chamada roseta. Possui, assim como o violão e a viola, um braço com trastos, sendo mais largo e curto.
Tocar flauta como ato de adoração a Deus é um dos desejos mais nobres. Na Bíblia Sagrada encontramos referência a Jubal, "pai de todos os que tocam harpa e flauta" (Gênesis 4:21). A música sempre fez parte do culto a Deus. ... A obra redentora de Cristo estimulou uma efusão de hinos de louvor por parte do povo de Deus.
O Alaúde foi introduzido na Europa entre os séculos XII e XIII e utilizado durante um período superior a 500 anos e, por algum tempo, foi o instrumento musical mais importante na cultura Europeia. Descende em filiação directa do Ud ou Oud, um instrumento com origem no norte da África e no Médio Oriente.
Tremendo e Argentina, o som do alaúde é adequado para solo e acompanhamento das músicas, bem como pequenos conjuntos.
Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.