Água destilada é a água reagente obtida por meio da destilação (condensação do vapor obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água da rede. A água destilada é assim separada dos sais minerais e outros produtos nela dissolvidos.
Água destilada é a água obtida por meio do processo de destilação. A destilação da água consiste na evaporação seguida pela condensação (fazer voltar ao estado líquido) da água. Esse processo proporciona a separação de uma quantidade dos sais presentes na água comum, também chamada de água mineral.
Água destilada é a água obtida por meio da destilação (condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação) de água não pura (que contém outras substâncias dissolvidas), e então condensada em outro recipiente.
A água destilada é quase pura, o que significa que ela é livre de sais. A água destilada é comumente usada para fins laboratoriais e industriais como reagente ou solvente. Em laboratório, pode ser produzida pela combustão do gás hidrogênio e, na natureza, ocorre sob a forma de chuva.
O grau de pureza do líquido também está envolvido na diferença dessas duas categorias de líquidos: a água destilada é considerada a água mais pura que se pode obter. A deionização (ou desmineralização) é, na verdade, um processo de remoção de íons (cátions/ânions) através de um sistema de resinas trocadoras de íons.
A água destilada e a água desmineralizada têm basicamente a mesma característica final, ou seja, a ausência de minerais dissolvidos. Porém, não podemos afirmar que são iguais, uma vez que os processos para obtenção delas são diferentes. Obtém-se água destilada por meio de um processo de separação de substâncias.
O método mais comum para obter água desmineralizada é através de equipamentos de troca iônica. Neste procedimento, o polímero das resinas libera íons de sódio, hidrogênio ou hidroxila para associar com os cátions e ânions dessas substâncias.
Exemplo: água a 25 ° C, 18,2 megaohm, que é a mais alta pureza de água tem uma condutividade de 0,055 µS/cm. A condutividade da água destilada em equilíbrio com o CO 2 no ar é de cerca de 20.000 µS / cm.
Os problemas que a ingestão de água destilada pode provocar ocorrem porque necessitamos de sais minerais para a manutenção do equilíbrio eletrolítico do nosso organismo. Assim, quando ingerimos esse tipo de água, não estamos repondo os sais minerais, o que pode afetar esse equilíbrio.
7 A água destilada possui pH neutro, de 7, que acaba sendo ligeiramente inferior e mais ácido que o do sangue.