[Portugal] Aparelho usado para agrafar ou prender com grampo metálico conjuntos de folhas soltas de papel ou cadernos. (Equivalente no português do Brasil: grampeador.)
1. VocabulárioPortuguês do BrasilPortuguês de Portugalgrampeadoragrafadorhistória em quadrinhosbanda desenhadainjeçãoinjeção ou pica (gíria)meiaspeúgas
Um agrafador ou grampeador é uma ferramenta manual que permite agrafar (grampear) folhas de papel ou cartão (papelão) umas às outras através de um pequeno pedaço de arame em forma de U denominado de agrafo ou grampo.
Quinta, de forma geral, é como os portugueses chamam suas propriedades rurais, normalmente apresentando uma habitação no terreno. Na linguagem do vinho, são vinhedos ou propriedades vinícolas, assim chamadas nas principais regiões portuguesas.
Ele pode ser feito de vários materiais, como aço galvanizado, polido ou inoxidável. Exemplos de grampos produzidos pela Metalvision: para grampeadores mecânicos e/ou elétricos: Rocama-106, 24, 26, RAPID A-13, RAPID-9, BOX-35; para grampeadores pneumáticos: 14, 80, 90, 92 e PCW-50.
Designação em Portugal e Brasil No Brasil, enquanto o termo adesivo pode significar tanto o tipo esparadrapo quanto o tipo Durex, em Portugal não há diferença, todos os tipos são denominados como adesivo ou fita adesiva.
grampeador {masculino} stapler {subst.}