Calibração e aferição de equipamentos de medição química, apesar de semelhantes, são procedimentos distintos. Enquanto calibração requer o uso de equipamentos específicos para testes e experimentos nos itens de medição química, a aferição se resume a uma verificação deles.
A aferição de balança consiste na inspeção sobre a exatidão da balança, isso envolve a verificação se em todos os pontos do prato da balança o resultado encontrado é o mesmo, ou se não foge das variações previstas para cada equipamento.
A aferição é a verificação de um instrumento já calibrado. ... Nem todo instrumento calibrado necessita ser aferido, mas quando este requer uma precisão em seus resultados, a aferição diária, antes do primeiro uso do instrumento, torna-se obrigatória.
Aferir é sinônimo de equiparar, comparar e conferir. Conferir e verificar são palavras que traduzem o mesmo significado, ou seja, "comparar duas coisas para ver se elas estão corretas, certificar a correção ou exatidão de algo". Avaliar é um verbo que traduz o ato de reconhecer uma grandeza, avaliar uma informação.
A calibração é um procedimento experimental e pode ser definido como "conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um equipamento de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das ...
A partir de 1996 estes termos sofreram uma mudança no vocabulário técnico nacional a fim de adequarem-se a terminologia internacional ou VIM – Vocabulário Internacional de Metrologia. Hoje, a palavra Aferição caiu em desuso.