Significado de Aferente adjetivo Que conduz; que leva. Que converge para o centro; centrípeto. [Anatomia] Diz-se dos vasos (sanguíneos especialmente) que se lançam em outro ou chegam a um órgão, ou de um nervo que transmite um impulso nervoso a um órgão ou centro correspondente.
Os nervos aferentes conduzem sinais de neurônios sensoriais ao sistema nervoso central, por exemplo, dos mecanorreceptores na pele. Os nervos eferentes conduzem sinais do sistema nervoso central ao longo dos neurônios motores para os músculos e glândulas alvo.
As fibras aferentes levam as informações obtidas no meio ambiente e no interior do nosso organismo para os locais onde essas informações serão analisadas no SNC. Já as fibras eferentes levam os impulsos produzidos nos centros nervosos (SNC) para os órgãos onde a ação será realizada (órgãos efetores).
O componente aferente conduz aos centros nervosos impulsos originados em receptores periféricos, informando-os sobre o que passa no meio ambiente. O componente eferente leva aos músculos estriados esqueléticos o comando dos centros nervosos resultando em movimentos voluntários.
São impulsos aferente inconscientes, importantes para a realização de vários reflexos viscerais ou víscero somático, como no exemplo acima, o controle da tensão arterial e taxa de oxigênio no sangue. ... Este estímulo é detectado através de visceroceptores especializados para tal.
São as vias que levam ao cerebelo os impulsos originados na musculatura e nos tendões.
A via aferente leva informação da periferia para o centro e é uma via sensitiva, enquanto a via eferente leva informação do centro para a periferia e é uma via motora.