Que contém ou é da natureza do ádipe ou da gordura (ex.: tecido adiposo). Plural: adiposos |ó|.
Já a massa adiposa é composta principalmente por gordura. Diferentes tipos de gordura estão distribuídos pelo corpo, por exemplo o tecido adiposo subcutâneo (as dobrinhas de gordura logo embaixo da pele) e a gordura visceral (a gordura ao redor dos órgãos internos no abdômen).
São células que fazem parte do tecido adiposo, os adipócitos são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Cada célula adiposa armazena determinada quantidade de gordura. São capazes de armazenar gorduras até dez vezes o seu tamanho.
Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente densas: a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama.
O tecido adiposo multilocular é especializado na produção de calor, estando relacionado, portanto, com a manutenção da temperatura corpórea. Esse tecido nos adultos está presente em apenas algumas poucas regiões, diferentemente do tipo unilocular, que é encontrado em praticamente todo o corpo.
Para termos uma avaliação mais precisa, o exame de densitometria é hoje o melhor método para avaliar a massa muscular e os demais elementos do corpo. Quando realizada no corpo inteiro, a densitometria é um exame capaz de identificar o percentual de músculos, gordura, ossos e água em nosso organismo.
Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
O tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que apresenta como característica mais marcante a presença de células especializadas no armazenamento de lipídios. Essas células são conhecidas como adipócitos ou células adiposas.
Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico (mau condutor de calor) do organismo.