Neste processo os projetos são avaliados quanto ao grau com que contribuem para alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos. Conforme a avaliação de aderência estratégica, um projeto poderá ser priorizado e ter aprovada sua transição de estado para "em planejamento" ou "em execução" conforme o caso.
Gestão de projetos alinhada ao planejamento estratégico potencializa os resultados das organizações. ... Quando a organização conhece bem os objetivos de seu respectivo planejamento estratégico e eles ficam claros a todos, fica mais fácil definir e priorizar os projetos e investimentos.
A aderência é uma faixa de tecido que une dois tecidos do seu corpo. Ela tem a aparência de um filme plástico ou bandagens muito fibrosas.
Alinhamento Estratégico: O que é e como alcançar os objetivos do seu planejamento. ... Imprescindível para que o futuro projetado para a empresa se torne uma realidade sustentável, o alinhamento estratégico se caracteriza pelo foco da organização na estratégia de maneira dinâmica, comprometida e gerenciada.
Observa-se que muitas organizações desenvolvem projetos que não estão alinhados à estratégia da empresa, e com isso, não contribuem com a visão da organização. Os projetos são executados de acordo com as necessidades das áreas e seus resultados não são alinhados com uma visão de longo prazo da empresa.
Na área da física, a aderência é a resistência que exerce uma superfície quando um corpo trata de deslizar sobre esta.
O alinhamento estratégico auxilia a busca pela visão, pois trabalha a homogeneidade das informações, fazendo com que todos os esforços sejam constantemente colocados sob a mesma direção, principalmente nas situações de ajustes ou modificações da estratégia.
Alinhamento Organizacional é a concordância dos setores e pessoas de todos os níveis hierárquicos com a estratégia da empresa. É fazer com que todos estejam alinhados com relação à missão, visão de futuro da empresa e seus objetivos.
A estratégia é o elemento principal no processo de alinhamento estratégico organizacional. É a partir da sua elaboração que os demais elementos – stakeholders, recursos e capacidades – serão escolhidos pela organização, segundo suas necessidades e prioridades.