Introdução. O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) acessíveis a surdos é um tema que vem crescendo no Brasil, principalmente, a partir dos anos 2000, com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da Lei 10.436/2002 (BRASIL, 2002. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
Qual o conceito mais adequado para a Libras, Língua Brasileira de Sinais? ... É o meio de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-auditiva permite que o sujeito surdo apreenda a gramática da língua falada, conseguindo, assim, comunicação efetiva.
O que é Libras? ... Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
Os gestos da Libras, também chamados de sinais, são realizados por meio da junção dos movimentos das mãos e das articulações, além de expressões faciais e corporais. Além disso, a Libras é um importante meio de comunicação para que haja interação entre os surdos, e deles com os ouvintes.
O que são sinais icônicos e arbitrários? Pode-se dizer que os sinais icônicos se configuram como uma categoria baseada na plasticidade, consistindo na capacidade de um signo poder representar de maneira pictórica ou figurativa o objeto tomado como referência.
E você, como pode ajudar a mudar este contexto?
Prova em braile, tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), videoprova em libras (vídeo com a tradução de itens em Libras), prova com letra ampliada (fonte de tamanho 18 e com figuras ampliadas), prova com letra superampliada (fonte de tamanho 24 e com figuras ampliadas), guia-intérprete, ledor, ...
Libras = abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Libras é a língua de sinais usada pela comunidade de surdos no Brasil e já foi reconhecida pela Lei. A lei que dispõe sobre a língua de sinais é a Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002.