Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor.
Intencionalidade e aceitabilidade. ... A aceitabilidade é a contraparte da intencionalidade, ou seja, o autor ao produzir um enunciado (texto) tem uma intenção ou objetivo provável com o leitor, e o leitor, por sua vez, esforça-se (intuitivamente) para compreender e entender o enunciado.
A intencionalidade está relacionada ao modo como o produtor constrói seu texto a fim de alcançar seus objetivos na interação comunicativa. ... Segundo Koch e Travaglia, os emissores de determinada mensagem perseguem e realizam suas intenções dentro do texto, dando pistas para a construção dos sentidos.
A aceitabilidade decorre com o desenvolvimento da leitura em que o receptor estabelece a sua coerência de acordo com sua própria interpretação. Com base neste conceito, pode-se verificar no texto que o autor joga com a aceitabilidade do leitor, uma vez que este poderá ou não aceitar a crítica.
Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância.
Intencionalidade: refere-se ao modo ou à forma como o autor constrói o texto para alcançar determinada intenção. ... Aceitabilidade: refere-se à recepção do texto, à compreensão do interlocutor sobre a mensagem. Situcionalidade: refere-se ao contexto no qual o texto está inserido, seja na produção, seja na leitura.
Sempre que escrevemos um texto queremos passar uma informação ou defender um ponto de vista. Este tipo de atitude nós chamamos de intencionalidade discursiva. Ou seja, é a intenção que está explícita ou implícita no texto, na mensagem ou na informação que é divulgada.
10 Textualidade/textualização => princípio geral que faz parte do conhecimento textual dos falantes e que os leva a aplicar a todas as produções linguísticas que falam, escrevem, ouvem ou leem um conjunto de fatores capazes de textualizar essas produções => componente do saber linguístico das pessoas.