O Acaçá, (Àkàsà) ou Ecô (Eko) é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.
Significado de Acaçá substantivo masculino [Brasil] Angu de farinha de arroz e de milho. Fubá mimoso que se deixou fermentar na água com açúcar e que se serve como refrigerante.
Acaçá é a comida de origem africana, pertencentes aos povos que no Brasil ficaram conhecidos como "Jejis". Estes compreendem nações como Fons, Mahis e Savalus. O acaçá é a comida de todas as divindades nos cultos aos Òrìsàs, Voduns e Mikisses no Brasil.
É uma farinha obtida pela moagem do grão de milho branco, degerminado e sem impurezas é usada em pães, papas, broas, bolos e sobremesas. Também usada para o acaçá, um prato ritual do candomblé.
O acaçá vermelho está nos cardápios de certos orixás. Pode-se afirmar que as cores das comidas, em âmbito sagrado, indicam usos e significados especiais para a organização das comidas rituais; e, indica também os temas da mitologia sagrada.
O que é Àkàsà/ acaçá e para que serve o Akasà e sua importância dentro do culto do Candomblé e da religião Afro, as definições mais elementares do ÀKÀSÀ, dizem que se trata de uma pasta de milho branco ralado ou moído, envolvida ainda quente, em folha de banana ou em outro recipiente.
Akasa foi inspirado no termo sânscrito ou Akãsha, que remete ao princípio original, de onde derivariam os demais elementos, como terra, ar, água e fogo. Seria o elemento primordial, que congrega as partículas elementares contidas no sol e na lua; na luz, nas estrelas; no fogo e no ar.
O acaçá remete ao maior significado que a vida pode ter: a própria vida. E por ser o grande elemento apaziguador, que arranca a morte, a doença, a pobreza e outras mazelas do seio da vida, tornou-se a comida e predileção de todos os orixás.
O Acaçá é uma comida ritual do candomblé e da cozinha da Bahia. Feito com milho branco ou vermelho, que fica de molho em água de um dia para o outro, e deve ser depois passado em um moinho para formar a massa que será cozida em uma panela com água, sem parar de mexer, até ficar no ponto.
Farinha para Acaçá - 500g - Casa do Cigano - A Maior Loja de Umbanda e Candomblé do Brasil.