Tradicionalmente, o objetivo de fazer aço damasco era melhorar as características de um pedaço de aço! Para a técnica do Aço Damasco industrialmente fabricado, utiliza-se um aço de alta qualidade, como o aço VG10 ou o aço 3G, que é soldado entre duas camadas de aço manufaturado!
Aço Damasco São aços nobres, de alto valor agregado e de grande beleza. O damasco é a união de dois ou mais aços de particularidades distintas, unidos pela técnica de caldeamento. Uma barra de damasco pode ter diversas camadas, que variam de .
1070 com 0,7% de carbono já começa a ser usado na cutelaria, principalmente em sanduíches com outros aços para formar aços tipo damasco. 1095 com 0,95% de carbono é o aço padrão das limas de boas marcas e gera boas facas para quem gosta de um aço tradicional.
As lâminas de aço damasco sempre provocaram admiração e curiosidade nos homens e é assim chamado, pois ainda que tenham sido os indianos que desenvolveram a técnica, as peças eram comercializadas na cidade de Damasco, na Síria, o maior centro comercial da época.
- Aço Damasco: Lâmina forjada com 460 camadas, a partir de dois tipos de aço, sendo o 15N20 que é rico em cromo e o 1070 que é rico em carbono, formando um único bloco de aço. Moldado a mão, cada faca possui desenho único.
Embora o auge do aço Damasco tenha sido entre 9 dC, suas origens datam já de 300 aC na Índia. Naquela época, o aço wootz era feito usando uma técnica que produzia aço de alto carbono com uma pureza excepcionalmente alta.
Depois de unidas por um processo chamado caldeamento, formam o aço damasco. ... Uma barra de aço damasco sendo aquecida antes de ser caldeada. Normalmente se diz que os aços ao carbono têm uma melhor performance em corte que os inoxidáveis.
Contém de 16 a 30% de Cromo. Não podem ser endurecidos por tratamento térmico e são basicamente usados nas condições de recozido. Possuem uma maior trabalhabilidade. e maior resistência à corrosão que os aços martensíticos devido ao maior teor de cromo.
56 HRC Após um processo de endurecimento a 1.040° C e recozimento a 160 ° C, as lâminas atingem uma dureza média de 56 HRC (medição direta de dureza Rockwell).
O aço de Damasco era o aço forjado que compreendia as lâminas de espadas forjadas no Oriente Médio a partir de lingotes de aço de wootz que eram importados da índia e do Sri Lanka. ... Essas lâminas eram reputadas como resistentes, resistentes a estilhaços e capazes de serem afiadas a uma borda afiada e resistente.