A.C. se refere a "Antes de Cristo", A.D. representa Anno Domini, que é "ano do Senhor" em latim (equivalente à d.C., "Depois de Cristo").
Anno Domini (A.D.) é uma expressão em latim que significa "ano do Senhor" e é utilizada para marcar os anos seguintes ao ano 1 do calendário mais comumente utilizado no Ocidente, designado como "Era Cristã" ou, ainda, como "Era Comum".
Designa em Direito Administrativo a dispensa de funcionário público não estável, mediante um gesto, ou seja, sem maiores exigências legais. Cargos ad nutum são aqueles preenchidos com base em confiança, sendo, portanto, chamados de cargos em comissão, de livre preenchimento e exoneração.
A contagem se baseava na fundação da cidade italiana e foi instituída por Júlio César em 46 a.C. Desde essa época, ficou convencionado que o ano tinha 12 meses, com uma contagem similar à do calendário gregoriano, instituído na Idade Média e utilizado amplamente no Ocidente até hoje.
Os acontecimentos anteriores à vinda dele receberam a marca antes de Cristo. Os posteriores, depois de Cristo. A abreviatura é assim: a.C. e d.C. Desse jeitinho — o a e o minúsculos. O c, majestoso, maiúsculo.