Os procedimentos baseados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA, na sigla em inglês) ajudam a ampliar a capacidade de comunicação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ajudando-as a se relacionar melhor com a sociedade e com o ambiente.
A análise do comportamento aplicada é uma terapia que intervém em múltiplos comportamentos. ... Essas são as características mais marcantes do tratamento ABA: Adaptação do programa às necessidades de cada pessoa; Em síntese os comportamentos que se deseja ampliar ou reduzir. Pode ser feito individual ou em grupo.
Assim, o objetivo da ABA é ampliar o repertório comportamental da criança. Com isso, espera-se que ela melhore a interação com outras pessoas e tenha menos dificuldades na comunicação social. O conjunto de técnicas visa, também, a diminuição de comportamentos disruptivos.
Um Terapeuta ABA especializado pode ganhar até 2 mil reais por paciente. Análise do comportamento aplicado, mais conhecida como Terapia ABA, tem tomado grande proporção nos últimos anos.
ABA é a abreviação para Applied Behavior Analysis. É conhecida também como Análise do Comportamento Aplicada. Muitos definem a aplicação de ABA para crianças autistas como "aprendizagem sem erro". Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.
Aba Pai é uma expressão bíblica derivada do termo com origem no aramaico "ábba" que significa "o pai" ou "meu pai". ... Para algumas religiões (entre elas o cristianismo), a palavra aba é utilizada para se referir à figura paterna sagrada: Deus ou Jesus Cristo.
Intervenção baseada em ABA Análise do Comportamento Aplicada é o nome em português para a sigla ABA – Applied Behavior Analysis. Trata-se de uma abordagem da Psicologia que tem demonstrado eficácia em diversas áreas de atuação, onde é necessária uma mudança de comportamento e relacionamento entre pessoas.
Concluindo, a terapia ABA consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente. O tratamento baseia-se em anos de pesquisa na área da aprendizagem e é hoje considerado como o mais eficaz.