O Agente Autônomo de Investimentos (AAI) e como ele pode ajudar o investidor brasileiro.
O que é o AAI — Agente autônomo de investimentos O agente autônomo de investimentos é uma pessoa física ou jurídica que distribui ativos mobiliários por uma corretora de valores. Para isso, ele precisa ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Estorno aparece como crédito na fatura seguinte do cartão de crédito. De qualquer modo, a restituição pode ocorrer de dois modos: na fatura atual ou na seguinte, dependendo da data do pedido do estorno. Imagine que sua fatura feche no dia 06, mas o ressarcimento só foi feito no dia 09.
Entende-se por Cartão Próprio (CP), um cartão de uso da própria agencia, como por exemplo o cartão de um diretor da agência, que seria utilizado a fim de oferecer um prazo de pagamento maior para o cliente.
A instituição financeira tem a obrigação de restituir o consumidor, pois a clonagem do cartão é uma falha no serviço realizado pela operadora do cartão e por isso, a responsabilidade é somente deste órgão. Caso a instituição se negue a pagar, o cliente pode acionar o Banco Central para resolver o problema.
Alta Autoridade para a Imigração - AAI, I.P.
O AAI pode trabalhar vinculado a corretoras e casas de investimento ou de maneira autônoma. Esse profissional é responsável por prospectar clientes e orientá-los a respeito das melhores opções de investimento de acordo com o perfil de cada um, como renda fixa, fundos imobiliários, ações, derivativos, entre outros.
Dos agentes autônomos credenciados atualmente, 11.406 – ou 80% – estão vinculados a uma instituição financeira.
O estorno pode ser feito a partir do dia seguinte em que a compra é cancelada, por isso a compra feita e o valor devolvido vão aparecer na fatura do consumidor. (Lembrando que esse processo pode levar até 2 faturas para acontecer).