A AACPD é uma medida de ampla utilização na epidemiologia de doenças policíclicas, especialmente em estudos que inferem a respeito da resistência quantitativa dos genótipos. Contudo, para a obtenção do valor final desta área são necessárias, neste patossistema, uma série de seis avaliações ao longo do tempo.
A severidade foi integralizada como área abaixo da curva de progresso da doença (AACPD), através da fórmula AACPD = Σ [((y1 + y2)/2)*(t2-t1)], onde y1 e y2 são duas avaliações consecutivas realizadas nos tempos t1 e t2, respectivamente.
A quantificação de doenças de plantas, também denominada fitopatometria, visa avaliar os sintomas causados pelos agentes patogênicos nas plantas e seus sinais (estruturas do patógeno associadas aos tecidos doentes).
Os juros simples são baseados no total do valor de um empréstimo ou depósito, enquanto os juros compostos se baseiam nesse mesmo total mais os juros que se acumulam em cada período. Como os juros simples são calculados apenas sobre o montante principal de um empréstimo ou depósito, é mais fácil determiná-los.
A epidemiologia estuda o desenvolvimento de uma doença em uma população de plantas, em função do tempo, sendo influenciado pelas condições ambientais. A interação entre esses três fatores, hospedeiro, patógeno e ambiente, é denominada triângulo da doença.
As doenças monocíclicas são aquelas em que só ocorre um ciclo da doença durante o ciclo da cultura. Nesse caso o inóculo produzido pela planta infectada só servirá para infectar plantas no próximo ciclo. Já as policíclicas ocorrem mais de uma vez ao longo do ciclo da cultura, por meio de ciclos secundários.
A epidemiologia estuda o desenvolvimento de uma doença em uma população de plantas, em função do tempo, sendo influenciado pelas condições ambientais. A interação entre esses três fatores, hospedeiro, patógeno e ambiente, é denominada triângulo da doença.
O ataque de um inseto a uma planta pode ser tolerado pela planta! Injúria: é o ataque em si. Dano: ocorre quando o ataque representa uma perda mensurável. ... O ataque de um inseto a uma planta pode estimularo crescimento da planta!
Numa epidemia de doenças foliares deve-se levar em consideração que, quando a incidência é elevada (maioria das plantas com sintomas), a evolução da doença dá-se quase que exclusivamente pelo aumento do número e tamanho das lesões (severidade).
A interação entre esses três fatores, hospedeiro, patógeno e ambiente, é denominada triângulo da doença. Qualquer modificação em um desses fatores provocará uma alteração (aumento ou diminuição) da intensidade da doença ou de sua taxa de desenvolvimento.