São verdades que tentam e que, em certo sentido, dão sentido ao mundo, ainda que seja apenas ao mundo de alguém. É de conhecimento público que a atividade (arte) filosófica, desde a sua origem em solo grego antigo, tem se ocupado com a excitante questão da Verdade.
liberdade de pensamento para investigar o sentido ou a significação da realidade que nos circunda e da qual fazemos parte; ... Assim como a verdade exige a liberdade de pensamento para o conhecimento, também exige que seus frutos propiciem a liberdade e a emancipação de todos (Chaui, 1998: 107).
O horizonte é, conforme define Gadamer: "O âmbito de visão que abarca e encerra tudo o que é visível a partir de um determinado ponto.
Os sofistas eram considerados mestres da retórica e da oratória, acreditavam que a verdade é múltipla, relativa e mutável. Aristóteles, por exemplo, definiu a sofística como "a sabedoria (sapientia) aparente mas não real". ...
Para Platão e Aristóteles a verdade seria a "exata correspondência" de um enunciado com a realidade da coisa por ele proferida. Para Aristóteles, na busca da verdade percorremos quatro degraus fundamentais: Ignorância - estado de completa "ausência de conhecimento" do Sujeito em relação ao Objeto.
Segundo Chauí (2008, p. 95) "Nossa idéia de verdade foi construída ao longo dos séculos com base em três concepções diferentes, vinda da língua grega, da latina e da hebraica." Vejamos cada uma delas.
A Verdade possui algumas características bem específicas: A Verdade, diferentemente de uma opinião, não está aberta a um debate racional. ... Fatos e opiniões são por vezes irrelevantes para a situação, mas A Verdade é sempre relevante e deveria ser incluída onde quer que seja possível.