A vacinação contra a difteria e o tétano está indicada nas seguintes situações: Dupla Bacteriana Infantil-DT: Para crianças menores de 7 anos que tenham contra-indicação formal de vacinação com a DTP (Tríplice Bacteriana) e com a DTP-Hib. Dupla Bacteriana Adulto-dT: Para adultos e crianças com mais de 7 anos de idade.
Todas as pessoas a partir de 20 anos (incluindo idosos) que não tiverem comprovação de vacinação contra tétano e difteria, devem receber o esquema completo, com 3 doses da dT. Para os que tiverem esquema incompleto (1 ou 2 doses), completar até a terceira dose (não reiniciar o esquema).
Vacina: Combinação da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DTP), feita com bactérias mortas e produtos de bactérias (toxinas), com a vacina contra Haemophilus Influenzae tipo b (Hib), produzida com substâncias da parede da bactéria.
A vacina deve ser fortemente agitada e inoculada por via intramuscular profunda na região do deltoide (região superior externa do braço) ou no glúteo. Não administrar por via intravenosa, intradérmica ou subcutânea. A vacina deve ser conservada sob refrigeração à temperatura entre +2ºC e +8°C.
A vacina é utilizada na rede pública para a proteção das pessoas que não iniciaram ou não terminaram o esquema contra difteria e tétano até os 7 anos de idade e para as doses de reforço a cada dez anos.
IDADEVACINASDOSES4 meses após a 1ª dose contra Difteria e TétanodT (Dupla tipo adulto)3ª dosea cada 10 anos, por toda a vidadT (Dupla tipo adulto) (4)reforçoFebre amarelareforço60 anos ou maisInfluenza (5)dose anual
Esquema vacinal básico contra o tétano completo: uma dose a cada dez anos. Esquema vacinal básico contra o tétano incompleto: uma dose de dTpa a qualquer momento, seguida de uma ou duas outras doses da dT (dependendo de quantas faltam para completar o esquema de três doses contra o tétano).
O esquema vacinal completo recomendado pelo Ministério da Saúde é de 3 doses administradas no primeiro ano de vida com reforços aos 15 meses e 4 anos de idade. A partir dessa idade, um reforço a cada dez anos após a última dose administrada.
3 doses nos seguintes intervalos: - 1 mês entre 1ª e 2ª doses - 6 meses entre 2ª e 3ª doses 3 doses com intervalos de 2 meses. Reforço a cada 10 anos.
A vacina tétano deve ser administrada por via intramuscular. Não utilize a vacina por via intravenosa ou intradérmica. Agitar bem antes do uso. Em crianças com menos de 2 anos de idade deve-se aplicar a vacina na parte ântero-lateral superior da coxa ou nas nádegas.