Nos líquidos biológicos, as atividades catalíticas são, em geral, referidas para 1mL ou para 1 litro. Por essa razão são expressas em mU/mL ou U/L, que numericamente são iguais (mU/mL = U/L). Atualmente, deve-se usar a designação internacional, ou seja, U/L ou simplesmente U.
Atividade Específica = atividade enzimática / total de proteína. Ou seja, mols convertidos por unidade de tempo por massa de proteína. ... Uma proteína pode ser considerada pura quando etapas adicionais de purificação não melhoram a atividade específica e quando somente uma espécie de proteína pura pode ser detectada.
Grande parte das enzimas precisa de moléculas auxiliares para realizar a sua ação catalítica, chamadas de cofatores. Os cofatores podem estar ligados permanentemente à enzima ou podem se ligar ao substrato de maneira fraca e reversível. Eles também podem ser inorgânicos ou orgânicos.
A álcool desidrogenase (ADH) do fígado e a fosfatase ácida da próstata são úteis para a identificação específica de enfermidades desses órgãos. Entretanto, há muito poucas enzimas que são específicas de órgãos. Sem dúvida, a proporção de diferentes enzimas varia de tecido a tecido.
As isozimas ou isoenzimas são enzimas que diferem na sequência de aminoácidos, mas que catalisam a mesma reação química. Estas enzimas podem mostrar diferentes parâmetros cinéticos (i.e. diferentes valores de KM), ou propriedades de regulação diferentes.
Fatores que Influenciam a Atividade Enzimática. A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo.
Fatores que Influenciam a Atividade Enzimática. A atividade enzimática é influenciada principalmente pela temperatura, pH e tempo. ... Temperatura: Seguindo o comportamento das reações químicas, a velocidade da atividade enzimática aumenta quando se aumenta a temperatura.