É o movimento mais recente do cristianismo carismático, e também os mais numeroso. Esse movimento integra o que é chamado de "terceira onda do Espírito Santo", um termo cunhado por C. ... Wagner descreveu o pentecostalismo como a "primeira onda", e o movimento carismático como a "segunda onda".
O termo neopentecostalismo, ou a expressão Terceira Onda do Pentecostalismo, designam a terceira onda do movimento pentecostal. É um movimento dentro do cristianismo que surgiu em meados dos anos 19, algumas décadas após o movimento pentecostal do início do século XX, ocorrido em 1906.
Os autores mencionados acima compreendem o pentecostalismo em três categorias, descritas por Paul Freston como as Três ondas pentecostais, a saber: pentecostalismo de primeira onda (pentecostalismo Clássico), Pentecostalismo de segunda onda; e pentecostalismo de terceira onda (neopentecostalismo).
1910 A primeira onda compreende o período a partir de 1910 com a chegada da Congregação Cristã e, posteriormente com a chegada da Assembleia de Deus em 1911.
A segunda onda pentecostal é dos anos 50 e início de sessenta, na qual o campo pentecostal se fragmenta, a relação com a sociedade se dinamiza e três grandes grupos (em meio a dezenas de menores) surgem: a Igreja do Evangelho Quadrangular (1951), O Brasil para Cristo (1955) e Deus é Amor (1962).
Deuteropentecostalismo ou Segunda Onda do Pentecostalismo são os termos que designam a segunda onda do movimento Pentecostal que surgiu na década de 1950 no Brasil, quando chegaram a São Paulo dois missionários o estadunidense Harold Williams, da International Church of The Foursquare Gospel (grupo que nos Estados ...
O movimento pentecostal brasileiro se divide em três momentos, também conhecido como ondas: ... A segunda onda começa na década de 1950 e início da década de 1960, com o surgimento da Igreja do Evangelho Quadrangular, em 1951; Brasil para Cristo, em 1955; e Deus é Amor, em 1962.