Em sua doutrina, surge o monismo e o imobilismo, onde propôs que tudo que existe é eterno, imutável, indestrutível, indivisível, portanto imóvel. Parmênides acreditava que o pensamento humano poderia atingir o conhecimento genuíno e a compreensão.
Parmênides, ao estudar qualquer "coisa", independente do que ela seja, entendia que seu SER jamais poderia ser mudado, pois o SER é, e o não SER não é. Este filosofo trouxe consigo uma teoria que dividia o caminho da realidade em dois: A Doxa e A Aletheia (caminho não verdadeiro e o verdadeiro).
A grande inspiração da filosofia platônica foi a teoria de Parmênides sobre o ser e o conceito das coisas. Ao defender que há uma essência infinita, eterna e imutável para tudo e que essa essência era, justamente, o ser, Parmênides ofereceu a Platão a ferramenta para a fundamentação do idealismo.
Na filosofia, ser significa a existência de uma coisa. Tudo o que existe é ser. ... O Ser é portanto um dos conceitos fundamentais da tradição filosófica ocidental.
Foi discípulo de Parmênides (510-470 a.C.), defendendo a filosofia de seu mestre sobre os estudos do ser, da razão e da lógica. ... Para o filósofo grego Aristóteles, ele foi o criador do método dialético. Além da filosofia, Zenão foi professor e se envolveu com a política.
Defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo. A realidade para eles é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível.
Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.
A grande importância de Parmênides está na forma de pensamento que ele desenvolveu baseado nessa linha de raciocínio dessa frase acima. O filósofo inventou a metafísica baseada na lógica, e não a lógica em si, como muitos afirmaram. Para ele, a ciência é produto da razão e nos conduz à verdade sobre o ser.
O pensamento de Parmênides
A condição humana diz respeito às formas de vida que o homem impõe a si mesmo para sobreviver. São condições que tendem a suprir a existência do homem. As condições variam de acordo com o lugar e o momento histórico do qual o homem é parte.