A Teoria do Conhecimento (ou Epistemologia) é aquela disciplina filosófica que trata em geral do conhecimento (e também de conceitos adjacentes como justificação, dúvida, certeza, crença, etc.).
Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.
Há duas respostas possíveis: a razão e a experiência. Essas duas fontes dão origem às seguintes correntes: Racionalismo: acredita que a verdade só pode ser alcançada pela razão humana. ... Empirismo: acredita-se que todo conhecimento é oriundo da experiência e dos sentidos.
Para Aristóteles, todo conhecimento principia com os sentidos ou as sensações (aisthesis), de maneira que não há "nada no intelecto que não estivesse antes nos sentidos": a sensação, portanto, não é o engano ou a mentira, como dizia Platão.
Costuma-se dividir a teoria do conhecimento em geral e especial. A primeira investiga a relação do pensamento com o objeto em geral. A segunda toma como objeto de uma investigação crítica os axiomas e conceitos funda- mentais em que se exprime a referência de nosso pensa- mento aos objetos.
Os estudiosos do processo de conhecimento apontam para várias fontes, relacionadas de uma maneira ou de outra com as chamadas faculdades da alma ou do espírito humano, e compartilhadas algumas delas pelos animais, como veremos em seguida. Estes são: os órgãos dos sentidos, memória, a imaginação, a razão e a intuição.
Conceito de epistemologia Epistemologia: é a ciência da ciência. Filosofia da ciência. É o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências. É a teoria do conhecimento.
No Racionalismo acredita-se que a razão é o centro do conhecimento. Os filósofos que representam essa corrente argumentam que a mente do ser humano é responsável pela percepção e organização das informações já existentes.