O primeiro período de defeso da espécie Ucides cordatus, popularmente conhecido como caranguejo-uçá, começa no próximo dia 30 de dezembro e vai até o dia 5 do mês de janeiro.
A reprodução ocorre em quatro datas diferentes no ano de 2021. São elas: 14 a 19 de janeiro, 29 de janeiro a 3 de fevereiro, 28 de fevereiro a 5 de março e 29 de março a 3 de abril.
Caranguejos e outros crustáceos têm uma cobertura dura chamada exoesqueleto. Tal como sua parente, a lagosta, o caranguejo tem cinco pares de pernas. O primeiro par tem grandes pinças que o ajudam a alimentar-se e a defender-se.
O caranguejo é um crustáceo que vive em água salgada ou doce. ... - Os caranguejos são crustáceos que possuem, na parte das costas, uma carapaça protetora. - Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue. - Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos.
Vem da sabedoria popular e a ciência comprova. "O caranguejo perdeu muita energia durante o período de reprodução, os meses de 'R': janeiro, fevereiro, março, abril. Ele começou a emagrecer e aí começa de novo a pegar aquele peso grande, ficar gordo mesmo", explica a bióloga ana Rosa Araújo. A produção chega a dobrar.
Serão três períodos onde a captura do animal fica proibida. O primeiro vai do dia 11 a 16 de janeiro; o segundo de 10 a 15 de fevereiro; e o terceiro de 10 a 15 de março.
Como as aranhas, os caranguejos também têm pernas que se dobram nas articulações. As duas patas dianteiras do caranguejo são geralmente chamadas de garras e não são usadas para locomoção. As garras também são chamadas de pinças e podem ser grandes em alguns desses artrópodes.
Geralmente, caranguejos se reproduzem de maneira sexuada. Algumas fêmeas desse grupo liberam sinais químicos na água para atrair os machos, que disputam quem é o mais forte, num processo denominado corte. As fêmeas produzem facilmente entre 3 mil ovos. ... Os caranguejos se reproduzem de setembro a abril.