7 – Um dia na vida É uma simulação por parte do pesquisador da vida de uma pessoa ou situação estudada. Assim, membros da equipe de projeto assumem o papel do usuário e passam um período de agindo sob um diferente ponto de vista.
O objetivo da Imersão é aproximar a equipe do contexto do problema. E esse problema pode ser uma dificuldade dentro de um processo ou também a demanda por algo totalmente novo a fim de se manter a competitividade. Seja qual for o problema, a imersão começa por esse processo de conhecimento dos fatos.
Durante a Imersão Profunda a ideia é identificar comportamentos extremos e mapear seus padrões e necessidades latentes. Dessa maneira, a pesquisa deve ter um enfoque qualitativo e o objetivo de levantar oportunidades de perfis extremos, permitindo que soluções específicas sejam criadas (VIANNA et al., 2012).
A imersão em profundidade auxilia na identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase de Ideação. Portanto, a imersão em profundidade ajuda na "identificação de comportamentos extremos e mapeamento de padrões e necessidades latentes" (VIANNA et al., 2012, p. 36).
A técnica envolve o acompanhamento de um usuário (ou outro participante do processo) ao longo de um período de tempo que inclui sua interação com o produto ou serviço a ser analisado. ... Enquanto sombra, o pesquisador não pode interferir nas ações do usuário, deve apenas observar.
Imersão: mergulhe no problema É nessa fase que nos aproximamos do problema. A equipe começa a entender as implicações do desafio, estudando tanto o ponto de vista da empresa quanto do usuário final.
A Imersão em Profundidade destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
A Imersão é a primeira das três fase da abordagem de Design Thinking. ... É na imersão que a equipe se aproxima do contexto do projeto e começa a identificar e classificar os problemas a serem resolvidos.
Conheça a Sessão Generativa. ... Sessão Generativa é um encontro no qual se convida os usuários (ou atores envolvidos no tema do projeto) para que dividam suas experiências e realizem juntos atividades nas quais expõem suas visões sobre os temas do projeto.