Chamamos de plano de simetria a superfície capaz de dividir o organismo em duas partes. Um animal pode apresentar simetria radial, bilateral ou não apresentar simetria. ... A simetria radial é aquela em que o corpo do animal pode ser dividido em vários planos dispostos em torno de um eixo longitudinal.
Na simetria bilateral, conhecida também como real, o eixo de simetria divide o elemento (ou corpo) em duas partes iguais. É o tipo de simetria usada na biologia para classificar os seres vivos, por exemplo, nós, seres humanos.
Animais como a medusa e anêmonas - Filo Cnidaria - e a estrela-do-mar e ouriço-do-mar - Filo Echinodermata - têm simetria radial (vários eixos de simetria). A maioria dos animais tem simetria bilateral, isto é, com um único eixo de simetria.
É a divisão imaginária que divide o corpo de um animal em duas metades iguais. A divisão forma dois planos perfeitamente simétricos, podendo ser: sagital (direito e esquerdo); coronal (posterior e inferior) ou transversal (dorsal e ventral).
Significado de Simetria radial substantivo feminino [Biologia] Simetria do corpo de um ser vivo que se organiza em torno de um eixo, de modo em que todas as partes em torno desse eixo sejam similares, normalmente são figuras redondas (água-viva) ou cilíndricas (medusa); em oposição à simetria bilateral (corpo humano).
Os animais que só podem ser cortados de forma uniforme ao longo de apenas um plano possuem a simetria bilateral. Se um animal não pode ser cortado de maneira uniforme em nenhum plano, então ele é assimétrico.
Simetria radial Na simetria do tipo radial, qualquer traçado, desde que passe sobre o ponto central, dividirá o corpo do ser vivo em partes iguais. A estrela-do-mar é um exemplo de simetria radial.
Todavia, os equinodermos têm simetria radial (vários planos longitudinais a partir do centro do corpo) e as esponjas não têm nenhuma simetria. como formigas, caracóis e minhocas; outros possuem a capacidade de voar, como moscas, joaninhas e gafanhotos.
Tipo de simetria em que um eixo, oral-aboral, passa através do animal, e as partes se repetem em volta desse eixo. Divide o animal em partes iguais. Encontrada em algumas esponjas, em cnidários (como a anêmona-do-mar) e em equinodermos (como as estrelas-do-mar).