Sigla para Letra do Tesouro Nacional, a LTN também é conhecida por outro nome: Tesouro Prefixado. Trata-se de uma aplicação de renda fixa em títulos públicos, que tem uma rentabilidade determinada e conhecida no momento de investimento.
A LFT é uma das três Letras do Tesouro Direto, o programa de investimentos do Tesouro Nacional. As outras duas são a Letra do Tesouro Nacional (LTN) e a Nota do Tesouro Nacional (NTN).
Títulos Públicos FederaisTítulo PúblicoSiglaIndexador de RentabilidadeTesouro IPCA+Tesouro IPCA + (NTN-B PRINCIPAL)IPCA + JurosTesouro Prefixado com Juros SemestraisTesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)Juros predefinidosTesouro PrefixadoTesouro Prefixado (LTN)Juros predefinidos
LTN é um título prefixado do Tesouro Direto. Isso significa que sua rentabilidade não está atrelada a nenhum indexador ou indicador econômico. Ou seja: não importa se a Selic sobe ou se o Índice IPCA desce, o seu rendimento será o mesmo.
A rentabilidade de uma LTN é calculada pela diferença entre o seu preço de compra e o valor em seu vencimento (valor de face). Este será sempre R$1.000. Ou seja, independente do preço de compra, esse será o valor que você vai receber no momento de sua expiração.
O Tesouro Prefixado (ou LTN) é uma modalidade de investimento que permite ao investidor conhecer a rentabilidade com antecedência. ... Significa que o título poderá gerar prejuízos ao investidor caso o mesmo faça o resgate antes do vencimento.
Os títulos públicos federais são títulos de renda fixa emitidos pelo Governo Federal. Eles podem ser comprados por pessoas físicas e o valor auxilia o governo com o pagamento de dívidas públicas ou ainda atividades governamentais em diversas áreas como saúde e educação.
LFT, sigla para Letra Financeira do Tesouro, é o antigo nome do que hoje conhecemos como Tesouro Selic. Trata-se de um título público de renda fixa que permite que um investidor empreste dinheiro ao governo a partir de R$30,00.
Parra isso, você pode usar a seguinte fórmula: [(1+taxa de juros da LTN)^1/365] – 1. Nesse exemplo, a sua equação ficaria da seguinte maneira [(1+0,1083)^1/365] – 1 = 0,00028 = 0,028% ao dia. O próximo passo é calcular a rentabilidade através da fórmula de cálculo de Valor Futuro.
A Nota do Tesouro Nacional-Série B (NTN-B) é um título pós-fixado, cuja rentabilidade é composta por uma taxa anual pactuada no momento da compra mais a variação do IPCA, índice de inflação oficial do governo brasileiro, calculado pelo IBGE.