Na prática, a Sharia é o sistema jurídico do islã, aplicado de formas diferentes ao redor do mundo atualmente. Entretanto, apesar da distinção em como é aplicado, significa o conjunto de normas proveniente do Alcorão, que possui as falas e condutas do profeta Maomé.
O termo significa "caminho para a fonte" ou "rota para a fonte [de água]", e é a estrutura legal dentro do qual os aspectos públicos e privados da vida do adepto do islamismo são regulados, para aqueles que vivem sob um sistema legal baseado na fiqh (os princípios islâmicos da jurisprudência) e para os muçulmanos que ...
Entenda a sharia, lei islâmica que vai ser adotada na Líbia pós-Kadhafi | Revolta Árabe | G1.
Adotada como sistema jurídico de Estado no Irã e na Arábia Saudita, a Sharia é uma legislação derivada do corão, o livro sagrado dos muçulmanos, e da sunna (também conhecido como hadith), uma coleção sobre os feitos e passagens da vida do profeta Maomé (570-632).
A sharia é a lei islâmica, que faz parte da fé derivada do Alcorão e do hadith, o registro de palavras e atos do profeta Maomé. Sua aplicação hoje é objeto de disputa entre muçulmanos conservadores e liberais, embora alguns aspectos sejam amplamente aceitos, como sua aplicação no sistema bancário.
Desde o retorno da democracia na Nigéria em 1999, a sharia foi instituída como o principal corpo do direito civil e penal em 9 estados de maioria muçulmana e em algumas partes de 3 estados de pluralidade muçulmana, quando o então governador do Estado de Zamfara Ahmad Rufai Sani iniciou o impulso para a instituição da ...
Muçulmanos têm, a rigor, o objetivo de reordenar o governo e a sociedade de acordo com a lei islâmica, chamada de sharia. ... O termo "jihadista" não é usado por muitos muçulmanos porque eles acreditam que se trata de uma associação incorreta entre um conceito religioso nobre e a violência ilegítima.
Maomé pregou a devoção a um Deus único (Alá), lutou contra o infanticídio e defendeu a divisão de terras dos ricos com os pobres, contrariando a classe dominante de Meca. Foi perseguido e mudou-se para Medina, onde estruturou uma poderosa tropa. Retornou dois anos depois e ascendeu como líder político.