Trata-se de uma pessoa que realiza atos moderados pela razão, atos que devem revelar sabedoria prática. ... Vemos, assim, a relação entre o hábito e o conhecimento para o bem. Nesse sentido, segundo Aristóteles, a sabedoria prática também é denominada de: Perspicácia.
A sabedoria prática, diz Aristóteles, "versa sobre as coisas humanas, e coisas que podem ser objeto de deliberação; pois dizemos que essa é acima de tudo a obra do homem dotado de sabedoria prática: deliberar bem" (EN, 1141b).
7 Passos para Você Desenvolver sua Sabedoria e seu Conhecimento
8 A teoria do meio-termo: a ética da decisão prudencial Cabe ao homem prudente descobrir o excesso ou a deficiência nos seus comportamentos e definir os meios mais adequados para alcançar seu bem possível.
phrónesis), na ética aristotélica (ver, por exemplo, o Livro IV da Ética a Nicómaco), distingue-se de outras palavras com que se designa a sabedoria por ser a virtude do pensamento prático, sendo traduzida habitualmente como sabedoria prática.
A atitude filosófica é determinada pela postura crítica que o homem adota frente às determinações e imposições sociais. ... A atitude filosófica é determinada pelo posicionamento crítico, pois o ser humano, enquanto ser racional, passa a entender o mundo e sua realidade de forma distinta.
Viver exige sabedoria