Reabilitação é processo de consolidação de objetivos terapêuticos não caracterizando área de exclusividade profissional e sim uma proposta de atuação multiprofissional e interdisciplinar, composto por um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiências ou prestes a adquirir deficiências a terem e manterem uma ...
verbo transitivo Restituir a uma pessoa seus direitos, capacidade, situação jurídica que havia perdido: reabilitar um comerciante falido.
A reabilitação é um processo global e dinâmico com o objetivo de recuperar a saúde física e psicológica da pessoa portadora de deficiência ou com funções prejudicadas por doença ou evento traumático. Tem como meta final a reintegração social do paciente (Ribeiro, Barter, 2010).
Existem dois tipos de clínica de reabilitação – uma é para reabilitação física para pessoas com lesão, por exemplo, ou com doenças crônicas. Além disso, o outro é uma clínica de dependentes químicos para pessoas com problemas de bebida e drogas.
O Programa de Reabilitação Neurológica do Einstein está estruturado para atender pacientes neurológicos de alta complexidade e foi elaborado com o objetivo de reduzir os efeitos das incapacidades físicas, psicológicas e intelectuais, tornando o paciente o mais independente possível.
A reabilitação criminal é uma ação, desconhecida pelo senso comum, que visa assegurar ao condenado que já cumpriu pena o sigilo dos dados referentes à sua condenação. Resguardando assim, seus direitos à igualdade e à intimidade.
Significado de Reativar verbo transitivo Tornar a ativar; ativar de novo. Fazer reaparecerem propriedades, fenômenos desaparecidos.
Somente a ressocialização de uma forma justa, digna e eficaz, poderá reabilitar o detento que não mais retornará ao crime e terá condições dignas para sua subsistência e de sua família, as vitimas terão certeza que os criminosos realmente estão pagando pelo que fizeram e serão reabilitados.
Reabilitação como Processo Tem, por objetivo, restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente, até tornar possível devolver o indivíduo a seu lugar anterior na sociedade, ou o mais perto disto (mais funcional/autônomo possível).
Diante desse cenário, é consenso entre os profissionais de saúde que a reabilitação é primordial para que esses indivíduos consigam conviver melhor com a doença. O apoio de profissionais de terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia, entre outros, contribui muito com sua qualidade de vida.