Quantização. A carga elétrica é quantizada, isto é, o módulo de carga de um corpo é determinado por um múltiplo inteiro de uma quantidade de carga: a carga fundamental.
A quantização de uma carga elétrica se refere ao múltiplo inteiro de uma carga fundamental. Com vimos anteriormente, a carga fundamental é a menor quantidade de carga existente na natureza. Além disso, é representada pelo valor 1,6.10-19 C. Dessa forma, a quantização é o múltiplo inteiro da carga fundamental.
O princípio da conservação da carga elétrica afirma que a soma algébrica das cargas antes e depois de um processo de transferência deve ser a mesma. Assim, podemos dizer que a carga elétrica não pode ser criada nem destruída, somente transferida entre corpos. Imagine o processo de eletrização por atrito.
Em processamento de sinais digitais, quantização é o processo de atribuição de valores discretos para um sinal cuja amplitude varia entre infinitos valores. Em Física Moderna uma grandeza é dita quantizada, ou discreta, quando não apresenta valores contínuos.
A carga elementar nada mais é que a quantidade mínima (quantum) de carga. ... Esse quantum é indivisível. O Coulomb, por ser uma unidade muito grande, é usado em seus submúltiplos: microcoulomb (1μC=?
Os dois tipos de carga elétrica foram denominados: -carga negativa; -carga positiva. Conclui-se que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e as cargas de sinais opostos se atraem.
1 Coulomb 1018 prótons (ou elétrons). Cargas de mesmo sinal se repelem. Cargas de sinais contrários se atraem.
Nêutron é uma partícula neutra que faz parte do núcleo do átomo. Esse elemento não possui carga elétrica, mas é formado por quarks – partículas elementares que constituem a estrutura da matéria.
As principais são os prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é uma propriedade que está intimamente associada a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons). ... Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica.
Amostragem, que consiste em retirar amostras do sinal original conforme uma freqüência pré-determinada; Quantização, que consiste em refinar o sinal amostrado; Codificação, que transforma o sinal quantizado em um sinal binário.