A publicidade infantil é qualquer comunicação mercadológica direcionada às crianças. Esses anúncios tem como objetivo divulgar e estimular o consumo de algum produto, marca ou serviço.
Quais os principais problemas encontrados pelas empresas brasileiras em relação à publicidade infantil?
E segundo os autores da pesquisa, a publicidade dirigida a este público agrava ainda mais esse cenário: consumismo, a erotização precoce, os transtornos de comportamento, o estresse familiar, o alcoolismo, a violência, a obesidade infantil, dentre outros.
Em que consiste a publicidade infantil?
A Publicidade Infantil é a divulgação de produtos e serviços com foco em crianças. Por causa da vulnerabilidade desse público, ela é caracterizada como abusiva. ... Como se caracteriza a publicidade infantil abusiva. Quais são os impactos dessa publicidade no público infantil.
Quais são as regras da publicidade infantil?
Quais são as regras da publicidade infantil?
nenhuma forma de publicidade infantil deve dirigir apelo imperativo de consumo diretamente à criança;
a publicidade infantil não pode associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam práticas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
Qual é a causa da publicidade infantil?
A ligação com a publicidade infantil surge devido aos alimentos industrializados apresentarem composições altamente calóricas e com baixo teor nutricional. Ao ler as tabelas das embalagens, é possível perceber a concentração de açúcar, sódio e gordura trans, os vilões que favorecem o ganho excessivo de peso.
Qual é a posição sobre a proibição da publicidade infantil?
Válido destacar que, no Brasil, não existe expressa proibição legal quanto à veiculação de publicidade ao público infantil, mas alguns limites devem ser observados pelos anunciantes, previstos na Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente e Código de Autorregulamentação ...
O que você acha da lei que proíbe publicidade infantil?
De acordo com essa recomendação, a publicidade dos produtos infantis deve, então, ser dirigida aos adultos, e não especificamente ao público infantil. Conforme o Código de Defesa do Consumidor, "é proibida toda publicidade enganosa ou abusiva".
Como se caracteriza a publicidade infantil abusiva?
"Considera-se abusiva a prática do direcionamento de publicidade e de comunicação mercadológica à criança, com a intenção de persuadi-la para o consumo utilizando-se dos seguintes aspectos: Linguagem infantil, efeitos especiais e excesso de cores. ... Pessoas ou celebridades com apelo ao público infantil.
O que o Código de Defesa do Consumidor apresenta como conceito de publicidade infantil?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) já define que a publicidade dirigida a crianças se aproveita da deficiência de julgamento e experiência desse público e, portanto, é abusiva e ilegal.
Qual objetivo da publicidade dirigida para o público infantil?
Ou seja, a publicidade visa atingir as crianças para que essas sejam as verdadeiras "promotoras de vendas" dos produtos perante os pais e responsáveis, influenciando de forma surpreendente nas decisões de compras dos pais. Estudos revelam que as crianças participam em 80% do processo decisório das compras da família.
Qual o papel da publicidade infantil na publicidade infantil?
Porém, ainda que muito influente, a publicidade infantil não pode ser responsabilizada como o único influenciador. Ponto de destaque é o exemplo familiar: a criança repete o que vê, é a forma como ela aprende. Assim, os hábitos cotidianos têm papel fundamental, pois as atitudes das crianças são o reflexo das pessoas que a cercam.
Qual a opinião da população brasileira sobre publicidade infantil?
Segundo levantamento do DataFolha, em 2016, a população brasileira se mostrou majoritariamente contra as investidas da publicidade infantil, registrando: 45,4% totalmente contra a qualquer tipo de propaganda para crianças até 12 anos; 51% não concorda com os apelos mercadológicos dos sucos industrializados.
Por que a publicidade infantil é influente?
Fato que é ignorado pelos menores, dada a pouca idade para a compreensão, além de o foco da comunicação apontar para os personagens que são diariamente associados ao produto. Porém, ainda que muito influente, a publicidade infantil não pode ser responsabilizada como o único influenciador.
Quais são as táticas de publicidade infantil?
Geralmente, esse tipo de publicidade usa estratégias como linguagem infantil, efeitos especiais, músicas infantis, cores vibrantes e outros recursos estéticos que atraem a atenção dos pequenos. Uma das táticas mais comuns é associar produtos e serviços a personagens com forte apelo infantil.