Quem governa é a ação, a phronêsis platônica; a Prudência aristotélica, o agir deliberado, refletido. Prudência é a ação ponderada, discutida, examinada, enfim, deliberada. ... A ação prudente é cautelosa, sim. Mas, ao contrário do que pensa o senso comum, Prudência não é morosidade, aliás, não admite perda de tempo.
Qual o significado da prudência?
U. V. W. X. Y. Z. Conceito de prudência. Do latim prudentĭa, a prudência é a temperança, a moderação, a sensatez ou a cautela. Trata-se da virtude de agir de forma justa e ponderada.
Qual a sensatez da prudência?
Ou seja, é uma sensatez que faz com que a pessoa busque evitar situações que gerem perigo, inconveniências, etc. A prudência ajuda a evitar os excessos e as faltas, mas ela promove um equilíbrio e ajuda também a moderar as outras virtudes.
Qual a virtude da prudência?
A prudência é uma virtude bastante mencionada também nas religiões cristãs. Nesse sentido, ela é a capacidade que uma pessoa recebe para discernir o verdadeiro bem e para conseguir escolheis os meios a fim de realizar atos de bondade para com o próximo.
Por que os erros são cometidos com prudência?
Vale mencionar que, atualmente, boa parte dos erros cometidos são em decorrência da falta de prudência. Muitas das vezes, certas emoções (mau humor, irritabilidade), ou mesmo percepções equivocadas, são colocadas à frente da prudência e isso pode gerar muitos desses erros.