A' la' provençale Remetendo à região da Provence, no sul da França, esse termo diz respeito aos pratos caracterizados pelo uso de azeite de oliva e alho. Além desses dois ingredientes, os pratos "à moda provençal" também podem ter vegetais, como cebola, berinjela e tomate.
Os camponeses que viviam na região da provence no Sul da França, no final dos anos 1700 tentaram copiar a riqueza dos luxuosos móveis franceses e por não terem recursos financeiros não conseguiram manter o luxo da decoração, assim surgiu o estilo provençal.
Os móveis de cozinha provençal geralmente são brancos ou em tons pastéis, como azul, verde e cinza. Na bancada, as pedras como mármore, granito e quartzo complementam o estilo rústico. Com design clássico, os armários de cozinha têm portas totalmente fechadas ou com vidro para deixar a louça à mostra.
Itália Franco-provençal ou arpitano (arpitan) é uma língua galo-românica, falada nas fronteiras da França com a Suíça e Itália.
O amor cortês, é sobretudo um advento do século XII, historicamente conhecido como o século do nascimento pelos Europeus, neste período da idade média, surgem fundamentais criações da civilização ocidental, como a poesia lírica e a ideia do amor como princípio, ou estilo de vida. ...
O trovadorismo foi uma manifestação literária da língua portuguesa. No mesmo período que Portugal começou a apontar-se como nação independente, surgiu o trovadorismo. Isso ocorreu por volta do século XII, onde suas origens foram dadas na Provença, espalhando-se por toda a Europa.
Características do armário provençal Para esconder defeitos na madeira, que era inferior, preparavam uma mistura de gesso e cola (gessocré), que se desgastava com o tempo, deixando o móvel com uma aparência envelhecida. Foi a partir daí que surgiu o estilo provençal, que ganhou status de elegância com o tempo.
A língua occitana, também denominada occitânica é uma língua românica falada no sul da França (ao sul do rio Loire), Vales Occitanos, Mónaco, e no Vale de Arão, regiões referidas como Occitânia ou País d'Oc. Também é falado na Guarda Piemontesa.
Falado por cerca de 28 milhões de pessoas na Romênia, na Moldávia e na província autônoma de Voivodina, na Sérvia, o romeno é considerado uma língua latina.